sexta-feira, abril 05, 2002

Para FHC, desenho dos "Simpsons" traz visões distorcidas do Brasil



E o que ele esperava?

Não sou o cara que mais presta atenção em blogs. O que vejo em blogs, como o que vejo na web, e nas festas e em todo lugar é muita gente falando a mesma coisa do mesmo jeito OU sub-micro-segmentando a abordagem (ou a piada). É bico ser o cara mais informado do mundo sobre lados B de compactos de ska - e sobre mais nada.
Isso vai contra o espírito básico do jornalista, que é um generalista e um cara com um posto de vista informado com quem o leitor acaba criando uma relação "pessoal" mas um tantinho distante, o que É BOM.
Como dizia meu ídolo Paulo Francis, para ser jornalista é preciso saber escrever, uma cultura geral decente e um mínimo de honestidade pessoal. Ele esqueceu que jornalista da pesada mesmo é o cara que viveu e viu bastante. Cadê, por exemplo, a abordagem original sobre o caso Globocabo-BNDES-grana da Roseana? No Clóvis Rossi. Onde está a visão aguda da guerra na Palestina? No Jânio de Freitas, que deve ter quase 80 anos de idade (sério).
Se você acha que um blogueiro escrevendo nas suas horas de folga vai conseguir bater esses caras é mais otimista que eu.
Num caso pertinho da gente, que é a crítica musical, todo ano tem um cara para babar ovo para um troço que já foi feito dez vezes antes. Mas ele não sabe, acha que é supernovidade, cai como um patinho e engambela a molecada. Imagine em finanças, política hardcore, reportagem policial...
Mas toda força aos blogs, que servem para outras coisas. E depois, como dizia o mesmo Francis, quanto mais bagunça e confusão melhor!


ou

Um blog da Britney Spears descrevendo sua vida sexual teria enorme audiência, maior que a do NYT. E daí?
E se alguém acha que blog é independente, espere só até você ter blogs com zilhões de leitores e anunciantes e patrocinadores se tornarão rotina.
Mais: Blog é crônica e opinião, não reportagem, pelo menos como regra. Reportagem dá trabalho, demora e sai caro. Acho que blog pode muito bem se confundir com reportagem no futuro - e você ter uma versão internet do bom e velho repórter fuçador estilo Caco Barcellos na Nicarágua, só que com vídeo, som, texto, tudo mandado do local por celular, e tudo pago por anunciantes
e/ou patrocinador. CNN sem americanice. Mas vai demorar e, claro, será coisa para fodões.
Ei, e ninguém pense que eu levo jornalismo a sério, por favor. Aliás, o NYT que se fôda - qualquer jornal que dá espaço para um colunista como William Safire, republicado no Valor de hoje (em que ele defende que "Ariel Sharon é a única saída para o futuro do povo palestino") vai acabar perdendo audiência por outras razões mesmo...



É o bom e velho André Forastieri em plena ação na lista de discussão da revista Play

 
www.e-referrer.com