quarta-feira, outubro 16, 2002

Lembram daquela história do modelo-ator brasileiro que seria progatonista de um filme produzido por David Lynch? A imprensa cultural brasileira deu um generoso espaço ao assunto, comemorando o fato como se tivessemos conquistado uma Copa do Mundo. Por outro lado, alguns blogueiros, como a Ciça, acharam tudo muito estranho e começaram a fuçar um pouco mais a fundo. Eles descobriram que Lynch nada tem a ver com a produção. A mesma imprensa agora tenta colocar as coisas em pratos limpos, como nessa reportagem públicada n'O Dia.
Esse assunto vai render muito ainda. Do ponto de vista jornalístico, que interessa mais no momento, esse é um bom exemplo de como funcionam as coisas nas redações dos cadernos culturais de alguns jornais. Dá-se preferencia àquilo que já vem pronto das assessorias de imprensa. Foi o caso, aqui. O modelo-ator só teve espaço graças à eficência de seus assessores. Se um brasileiro vai trabalhar com um diretor já consagrado como Lynch o mínimo que deveria ser feito é ouvi-lo a respeito disso. É mais uma que entra para o o Febeapá da nossa grande imprensa. E mais uma lição de humlidade para nós.

Uma letra de música para compensar os dias sem atualização nesse blog. Mas não é uma letra qualquer, não. Foi escrita pela pena de ninguém mais, ninguém menos que Nick Cave, talvez o sujeito mais atormentado do show-biz mundial. Dúvidas existênciais, religião, fé, morte e amor são os temas preferidos deste cantor-compositor de nacionalidade australiana. Cave, inclusive, já passou uma temporada no Brasil e sua estada por aqui influenciou em seu trabalho, o que pode ser notado no álbum "The Good Son", de 1990. Numa das faixas, ele canta trechos do hino evangélico "Foi na Cruz" em bom português.
A letra reproduzida abaixo se chama "(Are You) The One That I've Been Waiting For?" e foi gravada no álbum "The Boatman's Call", de 1997. Aqui, Cave estava enfrentando um processo de separação. Sua esposa, a cantora de rock alternativo PJ Harvey, o havia deixado. E nada melhor que a música para fazer um inventário desse relacionamento.
(Aliás, um parêntese: relacionamentos entre rock stars - e, principalmente, o fim deles - acabam servindo como uma bela fonte de inspiração.Damon Albran, vocalista do Blur, fez um disco inteiro a partir do fim de seu casamento com Justine Frischmann, guirarrista e vocalista do Elastica. "To The End" é dessa leva.)
Antes de terminar, quero informar que o pessoal do zine ScreamYell é grande fã de Nick Cave. E para conhecer um pouco mais de seu trabalho, recomendo a leitura desse texto publicado no site que traz uma análise completa de sua discografia. Vale a pena ler.

I've felt you coming girl, as you drew near
I knew you'd find me, cause I longed you here
Are you my desitiny? Is this how you'll appear?
Wrapped in a coat with tears in your eyes?
Well take that coat babe, and throw it on the floor
Are you the one that I've been waiting for?

As you've been moving surely toward me
My soul has comforted and assured me
That in time my heart it will reward me
And that all will be revealed
So I've sat and I've watched an ice-age thaw
Are you the one that I've been waiting for?

Out of sorrow entire worlds have been built
Out of longing great wonders have been willed
They're only little tears, darling, let them spill
And lay your head upon my shoulder
Outside my window the world has gone to war
Are you the one that I've been waiting for?

O we will know, won't we?
The stars will explode in the sky
O but they don't, do they?
Stars have their moment and then they die

There's a man who spoke wonders though I've never met him
He said, "He who seeks finds and who knocks will be let in"
I think of you in motion and just how close you are getting
And how every little thing anticipates you
All down my veins my heart-strings call
Are you the one that I've been waiting for?

 
www.e-referrer.com