terça-feira, agosto 27, 2002

E finalmente está no ar a versão on line do zine Esquizofrenia. Sobre a sua versão impressa eu já falei aqui. É só dar um Crtl + F, digitar a palavra-chave esquizofrenia e procurar pelos posts abaixo. O Gilberto Custódio Jr. edita a versão do zine em papel desde 1994. Tava demorando para que ele entrasse na grande rede. Mas a espera valeu. O visual é de primeira. A idéia era que o site tivesse a cara de um zine impresso, como explica Gilberto em seu editorial. Quando um zine se lança na Internet a idéia é fazer um design específico para o meio. No caso do Esquizofrenia, procurou-se inverter essa lógica e o desafio foi vencido com grandes méritos.
Esse visual bacana serve como suporte para os textos apaixonados de Gilberto. Sua redação evoluiu muito nos últimos tempos O grande destaque fica por conta do perfil com o Dexy’s Midnight Runners . Ele consegue provar que o trabalho da banda não se resume apenas ao hit “Come On Eileen”. Vale a pena dar uma lida. Além desse tipo de artigo, o Esquizofrenia comporta também resenhas e entrevistas, como a de Marcelo Collares, do Cigarretes. O e-zine terá atualizações quase que diárias, portanto é bom ficar atento.
O Gilberto concedeu uma entrevista para o portal Entretenimento Eletrônico (ligado à revista Play) na qual ele fala um pouco mais do zine. O entrevistador deu algumas escorregadas, mas isso não compromente a pauta (perguntar se o Esquizofrenia tem reunião de pauta me pareceu um pouco demais; em geral, publicações desse tipo não trabalham assim). O resultado pode ser lido aqui.

 
www.e-referrer.com