sexta-feira, maio 10, 2002

Me deu vontade de ouvir "Chico Buarque Song", do Fellini

Acho que todos sabem, mas com o passar do tempo eu me especializei em algumas coisas. O movimento de rádios livres é um dos assuntos dos quais eu entendo um pouco e me arrisco a dar alguns palpites em alguns sites da Internet. Volta e meia recebo mails de estudantes pedindo ajuda para seus trabalhos. Eles me acham principalmente através da página da Rádio Onze. Quando eu posso ajudar, eu dou uma força, quando não, explico o porquê, passo outros tipos de contatos, enfim tento compensar...O curioso é que em nenhum dos dois casos as pessoas que me procuraram voltam a escrever para dizer um mísero "obrigado". Nessa semana, tive um mais um exemplo disso. Uma estudante de Fortaleza me escreveu perguntando se eu sabia de alguma coisa sobre o movimento de rádios livres no estado. Respondi prontamente que não e expliquei que essas informações não chegavam aqui no eixo Rio-SP, enfim, eu iria ficar devendo essa. Até agora, não tive a resposta dela. Outro dia aconteceu um caso parecido lá no Euqueromais. Fiz aquela série sobre as novas revistas de música e um rapaz leu e me escreveu perguntando se eu sabia de outras publicações do gênero. Disse que sabia e passei os contatos de pelo menos duas outras revistas. No final, só por curiosidade, perguntei como ele chegou até as minhas matérias. Fiz isso até para ter uma idéia de como as pessoas chegam ao texto, se é pela página mesmo, se é pelo Google, ou então por alguma outra indicação, aquela coisa boba de quem escreve para a net. Também não obtive resposta. O caso mais recente foi de uma outra pessoa que, esse sim, me achou casualmente pelo Google fazendo uma pesquisa pessoal, e mandou um mail perguntando o que era zine. Pacientemente, dei exemplo do que se tratava e ainda me coloquei à disposição para esclarecer outras dúvidas que poderiam surgir através da minha explicação. Pelo jeito, ele ficou satisfeito, porque até agora não escreveu de novo, nem para dizer um "valeu".
Sei lá se isso é um problema de net-etiqueta ou de etiquieta mesmo, mas o fato é que se perdeu o sentido da palavra "obrigado". E por falar em net-etiqueta, curioso notar que ela é muito citada apenas quando convém. Mas disso eu falo em uma outra ocasião.

Eu sei que está todo mundo falando do novo lançamento do Fellini, o álbum "Amanhã é Tarde", pela mmrecords, mas eu penso que não custa nada desencavar uma entrevista que Thomas Pappon me concedeu e na qual ele falou sobre o The Gilbertos, o seu outro projeto musical. Aqui pelo menos tem uma revelação interessante. A Luaka Bop, selo que pertence ao David Byrne, demonstrou interesse nuna certa época em lançar internacionalmente o The Gilbertos. Pena que não deu certo...
The Gilbertos musicalmente nada mais é que uma extensão do Fellini, só que sem a poesia de Cadão Volpato, mais o auxílio de Jair Marcos e Ricardo Salvagini. Isso não significa que as letras do Thomas não sejam boas, muito pelo contrário. Trata-se de um outro estilo. Esse é um dos assuntos citados na entrevista.
Eu fico contente de ter participado do processo (de maneira discreta) do lançamento no Brasil de "Eurosambas 1992-1998". Foi assim: quando eu entrevistei o Cadão Volpato para um programa na Rádio Onze ele me falou de passagem que o Thomas estava compondo algumas músicas sozinho, que pretendia lançar um dia esse trabalho comercialmente e tinha até dado um nome para esse projeto: The Gilbertos. Algum tempo depois, graças a um amigo, consegui o mail dele e passamos a estabelecer um contato regular. Eu combinei de mandar uns zines para ele e em troca recebi uma fita do The Gilbertos. Chapei ao ouvir a fita e comentei com o Thomas que era uma pena o fato desse trabalho permanecer inédito. Numa tentativa de ajuda, listei alguns selos independentes que eu conhecia e os mandei via mail, com os respectivos contatos. Inclui a mmrecords, a Slag, a Ordinary e a Low Tech Recs. O Thomas gostou do espírito do selo comandado pelo Lariü e escreveu para ele perguntando se poderia organizar no Rio o show-reunião do Fellini no final de 1998 (outras duas apresentações aconteceram em São Paulo e em Brasília). O show acabou saindo e um acordo para o lançamento do The Gilbertos não deve ter sido díficil. A repercussão foi boa e isso deve ter animado Thomas e Cadão a voltarem com o Fellini, gravando material inédito. A idéia inicial era lançar sobras de estúdio e registros ao vivo, mas essa idéia foi adiada "sine die". Isso não importa agora, pois agora temos mais uma vida para o Fellini.

 
www.e-referrer.com