sábado, julho 27, 2002

Ainda é um pouco cedo para emitir qualquer análise sobre "Amanhã é Tarde", o álbum mais recente da banda Fellini. Mas dá para avisar a todos que a dupla Thomas Pappon e Cadão Volpato não perdeu o fio de corte. A qualidade continua tão boa como há 18 anos. Cadão é um dos melhores letristas da sua geração, pena que pouca gente tenha percebido o seu valor. Mesmo não sendo músico profissional, Thomas Pappon toca melhor que muita gente por aí. E também há outro fator, fundamental ao meu ver: a química. Não adianda nada unir dois talentos lado a lado sem isso.
Pode ser que eu mude de opinião depois, mas ouvindo agora creio que Amanhã é Tarde é o álbum mais MPB que o Fellini já produziu. Pelo amor de Deus, não tomem isso como uma objeção ao álbum. Essa MPB que o Fellini não representa não é a de Caetano Veloso ou Gilberto Gil (o que poderia provocar hojeriza em alguns setores da crítica musical). Ela pende mais pelo lado de Chico Buarque. A faixa-título poderia muito bem ser gravada por esse ilustre compositor, homenageado de certa forma pela banda no álbum anterior, Amor Louco, quando gravaram "Chico Buarque Song". Se o Fellini, que tanto contribuiu para o rock no passado, deixar algumas diretrizes para a nossa combalida MPB, terá sido uma contribuição inestimável. Não deixa de ser um ironia que Amanhã é Tarde tenha sido lançado pelo selo mais indie do país, a mmrecords.
Nunca houve uma banda tão eclética como o Fellini. Vejamos: o álbum de estréia, O Adeus de Fellini era "rocker" em sua essência, com muitas guitarras e um pé no punk. O terceiro álbum, Três Lugares Diferentes flerta com a música de raiz brasileria (ouça Zum Zum Zum Zazoeira) e com a música latina. Já, Amor Louco, o quarto álbum, traz elementos de samba e do pop. E agora, Amanhã é Tarde traz coisas da MPB. Só não consegui achar paralelo para Fellini Só Vive Duas Vezes. Talvez porque o forte esteja mesmo nas letras. Quem poderia passear por tendências musicais tão diversas com tanta desenvoltura e sem agredir ao seu público (e a si próprios)?

 
www.e-referrer.com