terça-feira, dezembro 03, 2002

Revisei o post aí de baixo e fiz alguns pequenos consertos.

Um dos grandes mistérios da humanidade aconteceu no dia 30 de junho de 1998. A data marcava a decisão da Copa do Mundo disputada naquele ano, na França. O protagonista é o jogador Ronaldo. Horas antes da partida entre Brasil x França, ele sofreu um problema de saúde. Passou mal no quarto da concentração, assustando a todos os seus colegas de seleção. Existe muita especulação sobre a relação desse acontecimento com o resultado final do jogo, mas o fato é que perdemos por 3 a 0 e acabmos com o vice-campeonato. Desde então, um enorme ponto de interrogação passou a fazer parte da história de nosso futebol. O que teria acontecido a Ronaldo? A versão oficial fala em convulsão, mas ninguém sabe explicar o que teria a ocasionado. Uma nova biografia sobre Ronaldo traz ao público uma nova versão. Segundo o escritor Jorge Caldeira, conhecido no meio jornalistico como Cafu, e autor do recém-lançado livro "Ronaldo - Glória e Drama do Futebol Globalizado", o jogador teve um disturbio típico do sono, a parassonia. Ronaldo, na verdade, teria pego no sono e apresentou caracteristicas tais como se mexer muito, abrir os olhos, falar coisas desconexas e escutar sons. Caldeira chegou a essa conclusão a partir da informação de que o jogador apresentava sinais de sonambulismo na infância. Para chegar a essa conclusão, ele conversou com vários especialistas. Não é uma versão absurda, porém é apenas mais uma do que realmente aconteceu naquele dia. Muitas outras versões surgiram desde então. Já se disse e escreveu que Ronaldo teve uma convulsão típica de jogadores de video-game, um de seus passatempos preferidos na concentração. Outra, dá conta de que seu problema neurológico teve a ver com as injeções de morfina aplicadas em seu joelho para diminuir os efeitos de uma dor crônica. O médico Lídio Toledo, integrante da comissão técnica, que o atendeu naquele dia, atribuiu a convulsão ao estresse. O mais curioso é que nenhuma das versões converge e isso dá margem a muito mais duvidas e especulações.
Não se trata de questionar aqui o trabalho de Caldeira. Sua informação é um importante dado a mais acerca do problema de saúde que vitmou Ronaldo. E o livro não se detém apenas nesse assunto. Longe de ser uma biografia do tipo "oba-oba", a obra ainda analisa os bastidores do futebol brasileiro e seus problemas crônicos.
"Ronaldo - Glória e Drama do Futebol Globalizado" entra para a lista de livros bacanas lançados nesse final de ano. Custa R$ 34, um pouco abaixo da média dos outros já citados aqui nesse blog, ainda assim pouco convidativo para pessoas que curtem o hábito da leitura, mas tem que concentrar seu orçamento para outras prioridades. Como trata-se de um lançamento do jornal esportivo LANCE!, há uma esperança de que num futuro próximo o livro possa entrar em alguma promoção.

 
www.e-referrer.com