domingo, março 14, 2004

Finalmente os rumores sobre as atrações internacionais da segunda edição do Curitiba Pop festival se confirmaram. Pixies e Teenage Fanclub, duas bandas bacanas dos anos 90, finamente vem tocar no Brasil. Com um certo atraso, é verdade, mas vem. A cidade de Curitiba vira capital nacional do indie no próximo mês de maio.
No ano passado, todos devem se lembrar, uma matéria publicada pelo Folhateen, caderno adolescente da Folha de S. Paulo, trazia uma lista de possíveis atrações como Radiohead. Muita gente ficou com água na boca, mas tiveram de se contentar apenas com as Breeders, banda das irmãs Deal. Quando começaram a pipocar os primeiros nomes para esse segundo CPF, houve um certo pé atrás, mas tudo deu certo. Desta vez houve jornalismo sério.
No mais, tendo a encarar com simpatia essa volta dos Pixies. Ao contrário de muitas outras bandas, eles assumiram que só voltaram mesmo pelo $$$. Tem nego aí que diz voltar pela música, pelo companheirismo, etc. No fundo, é tudo balela. Um dos casos mais exemplares é o do.... (preencha aí com o nome da banda que você quiser).

Os irmãos Gallagher (Noel e Liam, aqueles do Oasis) estão em festa.

E agora, espaço para uma história da carochinha. Era uma vez, um provedor de internet que resolveu lançar um serviço para blogs. Mas não adiantaria um serviço qualquer, ele teria que ter uma griffe para atrair uma parcela consideravel do publico blogueiro. Então, acaba-se fazendo um acordo com a maior hospedeira de blogs do mundo, o Blogger. Umas adaptaçõezinhas aqui e ali e nascia assim, com toda pompa e circunstância, o Blogger Brasil. Até novela da Globo foi colocada a serviço da máquina promocional de lançamento, a fraquissima O Beijo do Vampiro (alguém aí se lembra dela?). Os donos do Blogger estrangeiro vieram para o Brasil dar a sua benção. O serviço tinha diferenciais bem atrativos, como o upload de imagens. Com isso, milhares de incautos mudaram de endereço. Porém, nem tudo são flores nessa história. O Blogger Brasil começa a aprensentar falhas. Por muitas vezes, ele sai do ar. Vários usuários reclamam de posts que são simplesmente engolidos pelo sistema. A insatisfação aumenta. Vários blogueiros se arrependem e mudam de servidor. Então, o Blogger Brasil resolve reagir. Quando se pensa que finalmente o serviço vai deslanchar, vem as surpresas. Apenas os assinantes da Globo.com é que vão poder ter blogs com o complemento blogger.com.br. E os blogs antigos ficam, desde que não ultrapassassem os 10MB. Só que esse último item é uma tremenda cascata. Usuários antigos estão sendo expulsos, como o chapa Alexandre Inagaki. Para que seu blogs continuem no ar, eles devem assinar o provedor da Globo. Enfim, nosso conto da carochinha não tem um final feliz. Na verdade, é apenas mais um exemplo de desrespeito no cyberespaço. É sempre assim, serviços gratuitos que não obtem retorno esperado sempre acabam prejudicando seus usuários. Não me surpreenderia se isso acotecesse com um portal de fundo de quintal, mas isso aconteceu com a Globo.com...repito, aconteceu com a Globo.com, braço eletronico das Organizações Globo, que é dona da maior rede de tv do país. Pois é, a Globo pelo jeito só saber fazer mesmo televisão e olhe lá.
Em tempo. O blog do vampiro mala da novela continua no ar. Ele deve pagar a mensalidade da Globo.com em dia.

 
www.e-referrer.com