sexta-feira, dezembro 06, 2002

Luiz Inácio Lula da Silva deve divulgar nos próximos dias sua equipe de trabalho para seu mandato como presidente da República. Um nome é mais do que certo: é o do jornalista André Singer, ocupando, ao que tudo indica, o posto de porta-voz. Ele, aliás, já vem desempenhando esse papel desde a campanha eleitoral até esse período antes da posse. Será uma grande surpresa se seu nome for preterido.
Singer é professor de ciências sociais da USP. Foi editor de política e secretário de redação da Folha de S. Paulo. Depois de deixar o jornal, ocupou o posto de diretor de relações internacionais do PT. Dirigiu a revista Superinteressante, na Abril, até voltar para a Folha, como repórter especial. Saiu novamente para trabalhar na campanha de Lula.
Poucos sabem, mas foi André Singer quem revelou ao grande público os plágios praticados por Pepe Escobar em seus textos. No começo da década de 80, ainda na Folha, Pepe publicou com sua assinatura uma série de artigos sobre os Beatles, mas copiando trechos inteiros de parágrafos de matérias que já haviam saido na imprensa européia, sem dar o crédito devido. Singer, um estudioso sobre o trabalho da banda e fã, desconfiou das semelhanças dos textos, descobriu o plágio que tratou de denunciar nas páginas do jornal. A partir de então, se seguiu uma troca de artigos com Pepe Escobar tentando se defender, tarefa na qual não obteve sucesso. Esse incidente, porém, não trouxe maiores prejuízos para a carreira de Escobar, que até hoje frequenta as páginas dos grandes veículos de nossa imprensa, trocando a crítica musical pela política internacional.

 
www.e-referrer.com