sexta-feira, agosto 30, 2002

Mais uma rádio comuntiária é fechada:

A rádio Bicuda FM é uma das mais importantes emissoras comunitárias do país. Funciona na Zona da Leopoldina, subúrbio carioca com mais de um milhão de habitantes e se articula a partir de uma ONG ambientalista que luta pela preservação da única área verde da região. Mas, a Bicuda FM também é parceira da Fundação Oswaldo Cruz em programas de saúde, divulga a cultura local e ajuda na organização dos diversos movimentos sociais da Leopoldina.
Pois bem, neste dia 29, a polícia federal invadiu a emissora com diversos homens armados. As três pessoas que estavam no local foram impedidas de usar telefones. Uma moradora ainda tentou fotografar o que estava acontecendo, mas teve seu filme apreendido.
Uma casa foi invadida, sem mandato, na busca do transmissor. Pessoas foram ameaçadas. Mas, a polícia não lacrou o transmissor. Ela simplesmente roubou todos os equipamentos da emissora, muitos doados pelo próprio Ministério da Saúde, avaliados em mais de R$ 20 mil e possuidores de nota fiscal. Bem como, roubou também o acervo da programação da rádio, CDs virgens e até objetos pessoais.
Durante horas os três companheiros da rádio foram mantidos na polícia federal, apenas libertados sob fiança e agora terão que responder a processo.
O governo que fez isso é o mesmo que distribui concessões de emissoras educativas para políticos e que permitiu emissoras de TV paga funcionarem durante anos sem uma regulamentação para o setor (mesmo caso da radiodifusão comunitária que é tratada como criminosa).
O que está em jogo é muito mais do a defesa de uma importante emissora comunitária. Estamos vendo, dia após dia, a construção de uma democracia de fachada. Onde a população não é chamada para tomar as decisões mais importantes sobre o seu próprio destino. Onde o Poder Executivo arranca atribuições dos demais poderes. E, por último, onde o direito de expressão, a possibilidade de comunicar uns com os outros é reprimida com armas.


Enquanto isso a Rádio Planeta 90 (90,1MHz), aqui de São Paulo, pertencente ao falso padre Chico permanece operando.

Mexi na redação de alguns posts e consertei algumas coisinhas que não estavam legais (o post abaixo sobre rádio estava uma catástrofe, por exemplo). Se alguém aí perceber qualquer outro tipo de problema, me dê um toque eu resolvo a parada.

E o blog Onzenet está caminhando para a marca de 1000 visitas.

 
www.e-referrer.com