domingo, setembro 15, 2002

Há alguns dias eu falei do blog do jornalista Sandro Guidalli. Agora, ele lançou outro, chamado Offmidia. A proposta é publicar textos de pessoas que, como ele, consideram o jornalismo brasileiro um dos piores do mundo. Para Guidalli, isso se deve ao fato de que as redações de vários veículos da grande imprensa estão infestados de socialistas. "Quando eu digo que a maioria dos jornalistas brasileiros desconhece a história e ama a ideologia socialista, não estou exagerando.", escreveu recentemente num de seus artigos publicados em seu blog pessoal. Com base nessa afirmaçao (e em outras que estão nos escritos de Guidalli), ficam no ar alguns questionamentos: onde estão os patrões que não perceberam isso? Será que os Marinhos, os Civitas, os Frias e os Mesquitas resolveram mudar de ideologia? Eles não lêem os veículos dos quais são donos?
O que chama a atenção nas críticas de Sandro Guidalli é esse viés anti-socialista. Por causa disso, seus artigos têm repercutido bastante no site Comunique-se, onde mantém uma coluna semanal. O sistema de comentários, que fica logo abaixo dos textos, no qual os leitores podem deixar suas opiniões, é ocupado por mensagens apaixonadas. Em sua maioria, descendo o malho no jornalista.
Quero dizer que não concordo com as idéias de Sandro Guidalli. Não acho que o problema do jornalismo nacional seja apenas ideologico (para mim, é muito mais técnico). Além do mais, não há equilibrio, a balança sempre pende para um lado. Porém, vale o registro de que cada vez mais pessoas como Sandro estão tendo vez e voz como críticos da mídia.

 
www.e-referrer.com