quinta-feira, janeiro 30, 2003

Essa notinha da coluna do Lúcio Ribeiro me fez pensar:

MAIS LITERATURA - Moda no new journalism tupiniquim, escrever textos literários sobre acontecimentos do nosso mundo pop virou mania na cena indie nacional. Estamos já na espera de pensatas sobre a Gisele vestida de homem no SP Fashion Week ou sobre a morte besta do talentoso rapper Sabotage.

Até onde eu sei, grande parte dos nossos jornalistas indies tem uma forte influência da escola Gonzo Journalism, cujo maior representante é o doidão de pedra Hunter S. Thompson. A grande diferença, pelo que li por aí, é que no gonzo, o repórter participa das ações e acaba interferindo na realidade. Já o new jornalism é uma mistura de jornalismo com lieteratura. Com isso, o qual o autor procura dar um molho a mais na narrativa. O maior expoente desse estilo é Gay Talese, que escreveu "O Poder e o Reino", contando histórias de bastidores do jornal "New York Times". Alías, já está mais do que na hora de alguém fazer algo semelhante por aqui. Quem se habilita?
Voltando a nota do Lúcio, será que ele trocou as bolas ou o gonzo é um estilo derivado do new journalism e o rótulo a essa nova tribo (os jornalistas indies) estaria certo? Esclarecimentos aqui no sistema de comentários deste blog.

Há uns cinco eu escrevia uns textos bem toscos e ingênuos. Não sei se alguma coisa mudou de lá para cá, mas deixo aqui para comparação e possível julgamento um artigo meu sobre rádios piratas publicado em 1997 na versão on line do Brujeria, zine do Bruno Privatti.

 
www.e-referrer.com