quinta-feira, agosto 26, 2004

Peguei do Terra:


O Palmeiras completa 90 anos de vida nesta quinta-feira e ainda persiste a lenda de que o clube nasceu após dissidência de integrantes de seu maior rival, o Corinthians.

A verdadeira versão do nascimento do Palestra Itália, precursor do clube estsá em livros e jornais publicados ao longo da história.

A idéia de criar um clube próprio para a colônia italiana começou a ser amadurecida em 1913, quando o Pro Vercelli e o Torino, duas equipes então tradicionais da Itália, fizeram uma excursão pelo Brasil.

Os amigos Vicente Ragognetti, Ezequiel Simone, Luiz Cervo e Luiz Marzo, apaixonados por futebol e decididos a fundar um clube próprio para italianos, deram início à empreitada. A primeira opção era criar o "time da colônia italiana" no Clube Espéria, aproveitando sua estrutura, mas não havia no local um terreno para a prática de futebol.

Para ganhar adeptos, Ragognetti enviou, no dia 13 de agosto de 1914, uma carta ao jornal "Fanfulla", destinado à colônia italiana no Brasil. Solicitou que o editor encampasse a idéia de fundação de um "quadro" puramente italiano.

"Sr. Diretor (...), alguns famosos futebolistas italianos, sócios porém de clubes locais (...), encarregaram-me de escrever a propósito de um de seus projetos (...), esperando que seu jornal se faça portador e propagandista".

Depois de publicada a carta, 46 pessoas, enfim, encontraram-se no dia 26 de agosto de 1914, no número 2 da Rua Marechal Deodoro, regulamentaram e fundaram a Societá Sportiva Palestra Itália.

E como passou a existir um "time para italianos", alguns jogadores (o futebol não era profissional) de outros clubes se transferiram e atuaram pelo Palestra. De outros clubes, incluindo o Corinthians. Foram os casos de Amílcar Barbui e Luiz Fabi. Este último, aliás, foi o autor do primeiro gol da história do Corinthians. Mas jamais entrou na lista de fundadores do Palestra.

 
www.e-referrer.com