domingo, novembro 11, 2007

O fim da Revista MTV

Sites dedicados à cobertura da mídia como o Portal Imprensa e o Comunique-se informam que a Revista MTV pára de circular em dezembro.

Uma pena que a Revista MTV vai ficar na história não por suas grandes reportagens ou então por sua qualidade editorial. A falsa entrevista (que teria sido feita por e-mail) publicada no ano de 2001 com Julian Casablancas, vocalista dos Strokes, vai ficar na lembrança de jornalistas e leitores que têm um pouco mais de senso crítico.

O caso veio à tona em 2003 e teve certa repercussão na época. Algum tempo depois, caiu no esquecimento. A pessoa que fez a acusação nunca mais tocou no assunto. Disse certa vez que estava passando um recado (como se uma coluna hospedada num portal de notícias ligado àquele que já foi o maior jornal do país fosse um espaço próprio para se mandar recados).

Por sua vez, o acusado nunca se preocupou em vir a publico para se defender, dizer pelo menos que Julian estava equivocado ou até mesmo apresentar a cópia do e-mail, que seria o cala-a-boca definitivo. Em vez disso, a opção foi de varrer a coisa para baixo do tapete, como se fosse lixo.

Somente em 2004, em entrevista ao Observatório da Imprensa, o então editor-executivo Zé Mangini se pronunciou a respeito do assunto: "Esse tipo de embate é comum em nosso meio. Todas as nossas fontes, entrevistas e matérias passam por apuração antes de serem publicadas, quer feitas por colaboradores, quer pela própria redação. A gravadora confirma que houve a solicitação da entrevista". Mangini completava sua breve explicação dizendo que o jornalista que revelou a história da fraude "tem todo o nosso respeito".

*

Publicado no Laboratório Pop

 
www.e-referrer.com