quarta-feira, outubro 29, 2003

É o furo do ano. Num ano em que não há muito a se comemorar na área jornalistica, a entrevista exclusiva com Octávio Frias de Oliveira, dono da Folha de S. Paulo, sem dúvida veio para salvar a lavoura. Há uma certa ironia no fato de que um portal da Internet tenha divulgado as declarações históricas de Frias, um empresário de sucesso no segmento jornal. O jornalista Jorge Félix fez um ótimo trabalho e conseguiu extrair o pensamento de uma das personalidades mais enigmáticas da história contêmporanea da nossa imprensa. Roberto Marinho adorava holofotes tanto quanto gostava do poder. Frias, por outro lado, sempre manteve uma postura discreta. Jorge Félix poderia ter abordado uma história que merece ser contada. Na história oficial da Folha, se atribui a Octávio Frias o furo de que o presidente Tancredo Neves fora internado vítima de um tumor do intestino, antes de sua posse, em março de 1985. Seria uma ótima oportunidade de explorar mais esse assunto, tentar saber em quais circunstâncias Frias obteve essa preciosa informação. Mas a visita de Félix ao nono andar do mais famoso prédio da Al. Barão de Limeira trouxe uma opinião forte contra o Proer da Mídia. O publisher da Folha foi categórico e certeiro no seu diagnóstico: o Estado (e ele pode ser representado por qualquer grupo político nos próximos anos) quer a mídia de joelhos.
Outra revelação que poderia ser melhor explorada foi a de que Frias, junto com seu sócio Carlos Caldeira Filho, foram donos por uma certa época da extinta TV Exclesior. Sempre ouvi falar dessa historia, mas como nunca vi registros dela, não dei o devido crédito. É uma boa história para se correr atrás: como foi a administração Frias-Caldeira na emissora.
Confesso que nunca acompanhei o jornalismo praticado pela AOL. Confesso ainda que só soube da entrevista de Frias através do Observatório da Imprensa. Porém, a seção de notícias do portal merece ser acompanhada com maior atenção a partir de agora.

 
www.e-referrer.com