sábado, fevereiro 15, 2003

You ask me if I'm happy here,
No Doubt about it,
You ask me if my love is clear,
Want me to shout it.
Gave you the best years of my life, woman.
I know I failed to treat you right, but woman,
Don't let me out of here,
Oh, don't let me out of here.

I won't let you down, I won't let you down again.
I won't let you down, I won't let you down again.

You say our love is running one way,
Coming from your side,
No help from me to see it through,
To beat the high tide.
Take me and chain me if you please, woman
Don't help me dig deeper my grave, oh woman,
Don't let me out of here.
Oh, don't let me out of here.

I won't let you down, I won't let you down again.
I won't let you down, I won't let you down again.

I won't let you down, I won't let you down again.
I won't let you down, I won't let you down again.


Conforme o prometido, a letra deste final de semana é "I won't let you down", do PhD, esse sim um verdadeiro "one hit wonder". Deixou esse sucesso que até hoje toca nos programas de flash backs e na programação de muitas emissoras FM de perfil mais, digamos, adulto. A canção ficou em primeiro lugar na parada de singles da Ingaterra em maio de 1982 (vinte anos!!! parece que foi ontem), ficando à frente de "Ebony And Ivory", interpretada por dois monstros sagrados e hitmakers de mão cheia: Paul MacCartney e Stevie Wonder. Curiosamente, "I won't let you down" só viria a fazer sucesso por aqui no ano seguinte. Como bem lembrou o meu chapa não-diet Bruno Privatti, seu clip rodava direto no FM TV, da extinta Rede Manchete. Um de seus apresentadores era João Kleber (!) Creio que a MTV não deva ter uma cópia para exibição atual, o que é uma pena.
É até injusto analisar e tentar explicar a carreira do PhD por causa de uma música apenas, mas dá pra sacar que eles trabalhavam bastante com sintetizadores (na verdade um piano não-desplugado, se é que dá para definir assim), coisa um tanto comum em outras bandas daquele começo de anos 80, entre as quais podem ser citadas Depeche Mode, Utravox, etc.
Não existem muitas informações disponíveis sobre o PhD, mas dá para dizer que seu vocalista era o escocês Jim Diamond (que tem uma voz engraçada, segundo uma pessoa anônima que deixou uma mensagem aqui no sistema de comentários; realmente, seu jeito de cantar é um tanto incomum, cheio de falsetes e com uma certa afetação). Com o fim da banda, ele tentou uma carreira de cantor romântico com algum sucesso. Ele deixou pelo menos outros dois hits "I should have no better", que fez parte da trilha sonora da novela global "A Gata Comeu", e "Remeber i love you". Depois disso, Diamond sumiu. Pode ser que ele tenha prosseguido sua carreira, mas sem a mesma repercussão. Porém, quem compôs "I won't let you down", convenhamos, nem precisaria fazer mais nada na vida. Trata-se da música perfeita.
E antes de encerrar mais um dado: a jornalista Marília Gabriela gravou uma versão para o português cujo refrão ela cantava: "eu não vou ficar/chorando por você". Claro que nem ficou aos pés do original, principalmente pela interpretação. O lance de Gabi é mesmo entrevistar.

 
www.e-referrer.com