quinta-feira, outubro 24, 2002

Recebi de um amigo a notícia abaixo que foi publicada no Comunique-se. Estou reproduzindo os trechos mais relevantes.

Esquerda brasileira terá jornal
Após três meses de intensas articulações, que envolveram diretamente o líder João Pedro Stédile do MST e dezenas de movimentos populares de todo o Brasil, a Esquerda brasileira decidiu lançar seu próprio jornal, tendo por objetivos: expressar uma visão de esquerda sobre os fatos e a realidade brasileira e uma visão de solidariedade internacional entre os povos; ser plural nas idéias mas comprometido profundamente com os interesses de transformação social do povo brasileiro; servir de subsídio, com informação e reflexão para toda militância social do país; estimular as lutas sociais, os movimentos de massa e o engajamento político dos leitores; e promover permanentemente os valores humanistas e socialistas.
(...)
Será um jornal semanal de abrangência nacional, com 24 páginas, 100 mil exemplares e equipe própria e profissionalizada. Seguirá um modelo de gestão praticamente inédito em termos de Brasil: a redação vai se reportar a um Comitê Editorial integrado por até 12 pessoas, representando os movimentos e forças sociais que dão suporte ao projeto; este Comitê, por sua vez, seguirá a orientação de um Conselho Político mais abrangente, composto por aproximadamente 80 participantes dos mais diferentes setores e que se reunirá a cada três meses; e atuando como base do projeto os Comitês de Apoiadores que serão criados em todo o País, com a missão de fortalecer a obtenção de recursos, de estimular a participação de colaboradores e de viabilizar a distribuição local.
(...)
O nome já está escolhido - Brasil de Fato - e o editor-chefe também - José Arbex Jr (arbex@uol.com.br), colega com passagens por importantes veículos de comunicação do País, atualmente integrando a equipe de editores da revista Caros Amigos, e a quem caberá a montagem da equipe tanto de contratados quanto de colaboradores. Uma das editoras também já acertou com o jornal: Áurea Lopes (ex-DCI e Plano Editorial), que vinha participando também do planejamento do projeto. Serão, ao todo, quatro as editorias: Nacional (política brasileira e economia); Internacional (política e economia); Cultura e Esporte (nacional e internacional).
(...)


Depois de ler essa nota imaginei como seria um jornal nos mesmos moldes mas com tendências direitistas. Nesses meus delíros, já tenho formado até a equipe. Sandro Guidalli seria o editor-chefe, Olavo de Carvalho o seu publisher e Janer Cristaldo o editorialista principal.

Peguei isso aqui no blog da Cecília Giannetti, que revelou a farsa do modelo-ator que iria participar de um filme produzido por David Lynch. Para quem tem preguiça de clicar no link, eu explico. É um bannerzinho dedicado aos jornalistas profissionais que trabalham em prestigiosos orgãos de imprensa e que, de vez em quando, "pegam emprestado" algumas notas que lêem em blogs. Acho que vários blogueiros tem uma história de posts e notas que vão parar nas páginas de jornais, revistas e sites de informação sem o devido crédito. Eu tenho a minha, que já foi devidamente contada aqui. Se pintar alguma novidade volto a ela. Mas o recado está dado: muitos blogs têm servido de preciosa fonte de informação para profissionais da grande imprensa. Os bacanas das redações posam de heróis e os blogueiros ficam apenas com os calos das mãos.

 
www.e-referrer.com