sexta-feira, junho 28, 2002

Desde que eu passei a acompanhar com mais assiduidade tudo (ou quase) relacionado aos blogs tenho percebido o surgimento de uma tendência. Não sei dizer se é algo pensado ou não, mas o fato é que cada dia mais surgem blogs temáticos, dedicados a um assunto específico. Já falei aqui do Rádio Base, um bom exemplo disso. Existem outros e um que segue essa tendência é o Cinema Cuspido e Escarrado, do jornalista Marcelo Valletta. É o blog usado a serviço da crítica de cinema. Nos textos, Valletta mistura um pouco seus "causos" pessoais com a análise dos filmes que assiste, seja na tv a cabo, nos cinemões da moda ou em pequenos cineclubes, acompanhado de pessoas, que como ele, adoram o cinema.
(Um parêntese aqui: a crítica de cinema no Brasil costuma gerar menos polêmica que a crítica musical. Por que será? Por coincidência, o último a provocar um certo alvoroço entre os leitores foi Álvaro Pereira Jr., um crítico musical por excelência, que se aventurou pelos rumos da sétima arte. Para quem não sabe, ele malhou o filme mais recente de David Lynch)
A essa altura, todos já devem ter conhecimento de uma aposta feita nos EUA com relação ao futuro dos blogs. Dave Wine, um blogueiro, acha que daqui a cinco anos o jornalismo praticado pelos blogueiros vai informar melhor e ter mais influência que jornalões tradicionais. Martin Nisenholtz, um dos editores do jornal The New York Times na web, talvez até por sua posição atual, discorda da proposição de Wine. Mas a se julgar por iniciativas como a de Marcelo Valleta, a aposta já tem um vencedor e não é o funcionário do NYT.

 
www.e-referrer.com