segunda-feira, agosto 23, 2004

Bom, confesso que eu não estava ainda muito por dentro da história do Conselho Federal de Jornalismo. Li alguma coisa a respeito e assisti ao "Dois a Um", do SBT, do qual participaram Ricardo Kotscho e Clóvis Rossi (um contra e outro a favor). Ainda não vi a entrevista do mestre Alberto Dines ao Roda Viva programada para esta segunda, mas já formei minha opinião: sou contra.
Vejo nessa inciativa um enorme risco a liberdade de expressão. Não há a necessidade de se criar conselhos para controlar a profissão. Temos aí, a Lei de Imprensa para isso. O Alex Maron escreve em seu blog que jornais são punidos por falhas todos os dias. Vou mais longe, jornalistas também e Jorge Kajuru é um exemplo disso com vários processos nas costas.
Não sei dizer se a criação desse conselho é reversível. Creio que não, principalmente se tal iniciativa for motivada como uma forma de retaliação a ampla divulgação da atuação do ex-assessor Valdomiro Diniz. Mesmo se o governo federal mudar de idéia, isto não significa que vai tudo bem com nossa imprensa. Porém, uma regulamentação estatal só vai piorar as coisas.

 
www.e-referrer.com