quarta-feira, agosto 21, 2002

Confesso que não acompanhava muito o e-zine Quadradinho, recém-finado. Li alguma ou outra matéra, entre elas uma entrevista bacana com a jornalista Milly Lacombe. Porém, gostei mais ainda da entrevista com a Lara André, uma das responsáveis pelo site, publicada no portal Entretenimento Eletrônico. Obviamente, os motivos que colocaram fim à revista eletrônica são devidamente explorados por Lara, porém o ponto alto fica por conta de suas opiniões sobre os e-zines. Eis aqui uma amostra:
"Falar sobre as mesmas coisas não significa dar o mesmo enfoque, expressar a mesma opinião.", respondendo a velha provocação de que os e-zines se parecem demais uns com os outros.
"O jornalismo alternativo ganhou uma nova cara com a internet" , no que concordo com ela
"Eu acho que pessoas sem talento não sobrevivem em meio algum. Se você escrever e publicar um texto mal feito e de baixa qualidade, dificilmente alguém vai visitá-lo duas vezes" , aqui ela responde a outra provocação do entrevistador. A de que os e-zines abrem uma possibilidade para que pessoas sem talento possam publicar seus textos.
No mais, só lendo mesmo a entrevista, o que pode ser feito aqui.
É perfeitamente compreensível esse preconceito contra blogs e e-zines. O chato é que se utilizam de argumentos tão rasteiros para criticá-los. Gente sem talento existe em qualquer lugar, até mesmo nas redações dos maiores jornais e revistas do país. Em vez de se perceber isso, é mais fácil criticar iniciativas como as do povo que fez o Quadradinho, que faz o ScreamYell, o Ruidos e tantas outras net-publicações de qualidade.

 
www.e-referrer.com