sexta-feira, março 05, 2004

Como é do conhecimento dos leitores do Onzenet, desde o início do ano tenho mantido uma coluna de blogs sobre música no site Laboratório Pop. De todas as experiências que eu tive no jornalismo de Internet, esta tem sido uma das mais prazeirosas. O fato de poder usar blogs como pano de fundo para falar de vários outros assuntos me agrada muito. Nesse meio tempo foi possível falar da relação fã-artista, sobre a magia dos discos de vinil, sobre o tributo a cultura pop dos anos 80, sobre a recriação que fazemos quando vamos cantar uma música de ouvido, dando origem aos famosos "virunduns". Enfim, trata-se de uma experiência rica e da qual tenho muito orgulho de tocar adiante.
Porém, ao mesmo tempo que existe a satisfação, é claro que as dificuldades correm em paralelo. Mas isso faz parte, como diria um filósofo contemporâeno surgido num reality-show. Se tudo fosse fácil, nem teria tanta graça assim. Mesmo assim, eu queria deixar registradas algumas observações.
A primeira é a de que realmente tem nego que se acha a última bolacha do pacote e se dá ao luxo de ficar esnobando. Pois é o caso de um fulano conhecido no meio musical como retratista e radialista que colocou um blog em sua página pessoal. Fiz o pedido de uma entrevista através de um e-mail, o qual foi prontamente aceito. Mandei de volta um questionário, etc e tal, há algumas semanas. Bem, até agora estou esperando que o dignissimo cidadão responda as perguntas que fiz. Nesse meio tempo, enviei outro mail dizendo que se houvesse algum problema, como falta de tempo, de saco, ou qualquer outra coisa, era só avisar que eu entenderia perfeitamente. Pois é, mesmo assim continuei tendo o silêncio como resposta. Então, para que ele aceitou o pedido da entrevista lá atrás, se depois iria furar com o compromisso assumido?
Sabe o que vai ser mais engraçado e irônico? Este cidadão amanhã ou depois se embrenha num novo projeto e com toda a certeza vai ficar perambulando pela imprensa solicitando divulgação para essa empreitada.
Outra coisa que tenho notado. Nas pesquisas que tenho feito, encontrei muitos projetos interessantes de blogs sobre música que gostaria muito de poder esmiuçar no LabPop. O procedimento que faço é simples. Mando um mail no endereço que está indicado no próprio blog solicitando a entrevista e aguardo a resposta. Até agora estou esperando o retorno de pelo menos dois pedidos. Se esse pessoal não tem condições para responder a e-mails então por que deixa disponível um endereço? O grande detalhe é que um desses blogs é coletivo e o endereço de todos os seus integrantes está disponível. Já escrevi para três pessoas e nadica de nada.
Respeito o direito de não querer falar, mas sem respostas não tenho como saber se é isso mesmo que o responsável quer ou se trata de uma desorganização particular mesmo.
A irônia disso tudo é que depois essas mesmas pessoas vão reclamar por aí da falta de atenção para seus blogs. O ser humano é assim mesmo...ô bicho esquisito.

 
www.e-referrer.com