quarta-feira, janeiro 22, 2003

A Flávia Durante, em seu blog, traz num de seus posts recentes um "clap!" para esse texto da Xênia Bier. Aos desinformados de plantão, nos blogs em geral, esse clap singifica concordância com aquilo que foi escrito e linkado. No caso, Xênia desce o malho (com justiça) no cantor Latino, cujo esporte preferido na atualidade tem sido detonar em público a sua ex-esposa, Kelly Key.
Xênia tinha um programa de televisão muito prestigiado nos anos 70 e exibido pela TV Bandeirantes. Era bem diferente desses programas femininos que infestam a programação diurna das nossas emissoras. Primeiro, porque era calcado totalmente em cima do carisma da apresentadora, não um balcão de merchandisings e tinha muito mais conteúdo. A atração era um tanto arrojada para sua época (segunda metade da década), com Xênia entrevistando personalidades da área de saúde, como o Dr. José Angelo Gaiarsa (aliás, ele outro dia foi convidado pelo Provocações, da Cultura). Certa vez, Xênia entrevistou Caetano Veloso, mas não foi aquela coisa formal que se vê nos programas de hoje. A conversa aconteceu com os dois esparramados num monte de almofadas espalhadas pelo chão do estúdio (será que a Bandeirantes ainda tem essa fita?)
O programa saiu do ar em 1980, logo depois que Walter Clark assumiu a direção artística da emissora. Clark fez várias alterações na programação e sacou o programa de Xênia, numa atitude que, depois se mostrou desastrada, como todas as que tomou no comando da Bandeirantes, alías. Ela teve experiências em rádio comandando programas na Globo e Capital e passagens efêmeras em outras emissoras de televisão. A mais recente delas foi na Gazeta, no ano de 1998.
Fora da tv, Xênia conquistou mesmo seu espaço na imprensa escrita. Há algum tempo, mantém uma coluna na revista Contigo, onde faz críticas de televisão e fala também sobre comportamento. Ela não é muito bem-vista em algumas áreas do jornalismo intelectualóide, que a taxam como brega, ultrapassada e coisas do gênero, mas de qualquer forma, Xênia está aí firme e forte e a Abril está de parabéns por tê-la trazido de volta.

O Lúcio Ribeiro é um cara bacana e um dos melhores jornalistas de cultura pop da atualidade. Porém, confesso que a cada dia tem sido irritante tentar ler a sua coluna no canal Pensata, da Folha On Line, e se deparar com recados desse tipo. Se ele não tem mais tempo ou tesão de se dedicar a essa tarefa, que passe adiante. Muito melhor do que enrolar o leitor.
Antes que interpretem mal essa minha manifestação, quero deixar aqui o nome de dois possíveis substitutos para o Lúcio: Alex Antunes e Álvaro Pereira Jr.

 
www.e-referrer.com