quarta-feira, outubro 06, 2004

O blog Onzenet está de luto:

Morre em Los Angeles o comediante Rodney Dangerfield

Esse lance que envolveu a realização ou não do segundo turno das eleições para prefeito de Niterói (RJ) me lembrou de um artigo escrito por Helio Fernandes, da Tribuna da Imprensa, publicado à época da eleição presidencial de 1989. Fernando Collor e Luis Inácio Lula da Silva foram os dois candidatos mais bem votados no primeiro turno. O jornalista defendeu uma idéia ousada, baseada na lei. Para ele, tanto Lula (segundo colocado) como Brizola (terceiro colocado) deveriam abrir mão das suas candidaturas para que Mário Covas pudesse disputar o segundo turno com Collor. As pesquisas de opinião da época indicavam que o tucano poderia ganhar aquela parada e, com isso, livrar o país da aventura collorida cujo final todos conhecem. Fernandes provou em 1989 saber muito mais de legislação eleitoral que o próprio TRE anos mais tarde.

Update (16/10/2005): Não sou muito chegado a updates, mas creio que seja o caso aqui. Estava outro dia folheando o recém-lançado livro "O Sapo e o Príncipe", do jornalista Paulo Markun, sobre a trajétoria de FHC e Lula. Nele, há uma informação interessante: o próprio Leonel Brizola foi quem solicitou a Lula que os dois abrissem mão das suas respectivas candidaturas para que Mário Covas enfrentasse Fernando Collor no segundo turno das eleições presidenciais de 1989.
Portanto, Brizola e Helio Fernandes provaram que naquela época sabiam muito mais de legislação eleitoral que o próprio TRE anos mais tarde.

 
www.e-referrer.com