quinta-feira, fevereiro 06, 2003

O encerramento das atividades da Abril Music não chegou a surpreender. Quem vem acompanhado o blog do Léo Jaime sabe que a gravadora já havia colocado à venda o seu catálogo há um bom tempo. Embora a pirataria seja a justificativa para deixar o mercado seja a pirataria, nesses quatro anos o braço fonográfico do Grupo Abril cometeu uma serie de equivocos que podem ter influênciado para esse desfecho. O mais representativo deles foi o de boicotar o lançamento de um CD de um dos seus contratados. O álbum em questão é "O Bloco do Eu Sozinho", gravado por Los Hermanos. Na época, a direção esperava algo que reeditasse o sucesso de "Anna Júlia", mas a banda queria fugir disso. O resultado desse conflito de interesses não poderia ser mais desastroso: a Abril abandonou os caras à própria sorte e o álbum não passou das 20 mil cópias vendidas. Só mesmo no maravilhoso mundo da indústria fonográfica é que uma gravadora pode deixar de promover seu próprio produto. Isso que é gostar de jogar dinheiro pela janela.
Alías, o encerramento das atividades da Abril Music pega Los Hermanos bem na fase de gravação de seu terceiro álbum. Como ainda não se sabe o que vai acontecer com o catálogo, fica difícil de garantir se o CD saí ainda nesse primeiro semestre ou não, como estava prometido. Procurei alguma informação no site oficial deles e no blog do tecladista Bruno Medina, mas não havia nenhum update sobre o assunto.
Em tempo: certa vez ouvi de uma pessoa que a Abril Music teria sido uma das causas da venda da revista Showbizz à Editora Símbolo. A direção do grupo consideraria incompatível ter uma gravadora e uma revista que falasse de música. Isso poderia dar margem a comentários maldosos de que a publicação seria carro-chefe para alavancar as vendas. Alguém aí pode perguntar "E a MTV?", como aliás eu perguntei. No caso, a participação do Grupo Abril na emissora de tv é tão evidente assim.

Se você está interessando em conhecer histórinhas legais de bastidores do jornalismo recomendo uma visitinha ao blog do Gim Tones, repórter de um dos maiores jornais do país, "A Verdade Sangrenta". Não espere aquelas coisas (tipo revista Contigo) de "quem namora quem" ou "quem é mais fdp", etc. No lugar disso tudo, o leitor irá encontrar relatos sobre o dia-a-dia da atividade. Recomendando para quem considera que a vida de um jornalista seja glamurosa. Outro mérito do blog gimtônico é mostrar que os jornalistas também são seres humanos, ao contrário do que muita gente pensa por aí.

 
www.e-referrer.com