quinta-feira, fevereiro 06, 2003

O encerramento das atividades da Abril Music não chegou a surpreender. Quem vem acompanhado o blog do Léo Jaime sabe que a gravadora já havia colocado à venda o seu catálogo há um bom tempo. Embora a pirataria seja a justificativa para deixar o mercado seja a pirataria, nesses quatro anos o braço fonográfico do Grupo Abril cometeu uma serie de equivocos que podem ter influênciado para esse desfecho. O mais representativo deles foi o de boicotar o lançamento de um CD de um dos seus contratados. O álbum em questão é "O Bloco do Eu Sozinho", gravado por Los Hermanos. Na época, a direção esperava algo que reeditasse o sucesso de "Anna Júlia", mas a banda queria fugir disso. O resultado desse conflito de interesses não poderia ser mais desastroso: a Abril abandonou os caras à própria sorte e o álbum não passou das 20 mil cópias vendidas. Só mesmo no maravilhoso mundo da indústria fonográfica é que uma gravadora pode deixar de promover seu próprio produto. Isso que é gostar de jogar dinheiro pela janela.
Alías, o encerramento das atividades da Abril Music pega Los Hermanos bem na fase de gravação de seu terceiro álbum. Como ainda não se sabe o que vai acontecer com o catálogo, fica difícil de garantir se o CD saí ainda nesse primeiro semestre ou não, como estava prometido. Procurei alguma informação no site oficial deles e no blog do tecladista Bruno Medina, mas não havia nenhum update sobre o assunto.
Em tempo: certa vez ouvi de uma pessoa que a Abril Music teria sido uma das causas da venda da revista Showbizz à Editora Símbolo. A direção do grupo consideraria incompatível ter uma gravadora e uma revista que falasse de música. Isso poderia dar margem a comentários maldosos de que a publicação seria carro-chefe para alavancar as vendas. Alguém aí pode perguntar "E a MTV?", como aliás eu perguntei. No caso, a participação do Grupo Abril na emissora de tv é tão evidente assim.

Nenhum comentário:

 
www.e-referrer.com