sábado, maio 14, 2005

Opa, tava mais que na hora de tirar as teias de aranhas e varrer a poeira deste blog. O fato é que nos últimos meses, o tempo para me dedicar a este espaço ficou cada vez mais curto. Isso por causa de dois motivos nobres. Um deles (e o principal) é que eu voltei a estudar, e isso me fez dar adeus as longas madrugadas em frente ao computador. Eu até andei pensando em colocar um ponto final ao Onzenet, mas não quero dar uma de Silvio Caldas, cantor que vivia se despedindo da carreira de cantor, mas que sempre dava um jeitinho de retornar aos palcos. Então, fica combinado o seguinte: sempre que eu tiver alguma a dizer, deixo meu recado por aqui. Só não vou garantir uma periodicidade fixa. Pode ser a cada duas horas, como a cada duas semanas. Vou procurar manter minha colaboração regular com os sites Laboratório Pop, Observatório da Imprensa, Bacana e Papo de Bola, portanto, volta e meia eu emplaco alguma coisa nesses lugares e continuo motivado a isso.

Uma coisa legal que aconteceu nesse meio tempo é que o Onzenet foi indicado ao Prêmio Claro de Música Independente na categoria Melhor site, coluna ou fanizne on line. Nem divulguei nada aqui no blog. Fiz uma pequena campanha ao pessoal que é mais chegado a mim. É óbvio que não tinha nenhuma grande esperança, até porque não estava dando a devida atenção a isto aqui. Talvez seja esse o principal motivo pelo qual o blog ficou na última colocação com 0,45% dos votos. Ou seja, fui o lanterna do Prêmio Claro. Se eu tivesse uma verba (e tempo) disponível até daria uma festinha para comemorar o fato. O resultado não deixa de ser interessante. Tem gente que se envergonharia com tal fato, mas eu levei na boa. A única coisa que lamento foi não ter sido convidado para a festança. Mancada da organização.

Com relação ao prêmio Claro, tenho só um reparo na minha categoria. Acho que ela funcionaria melhor se fossem separados sites de informação ou e-zines, blogs e sites para baixar músicas da bandas independentes. Não faz o menor sentido colocar sites como o Bacana e o Scream and Yell concorrendo com o site da Trama Virtual. Também não há como colocar como concorrentes sites como o da Wishplash (que levou o prêmio), que tem a estrutura de um portal, com colaboradores e tudo o mais ao lado de blogs "de uma pessoa só" como o Onzenet, o Discoteca Básica e o Na Cova do Leão. É algo para os organizadores do prêmio pensarem na próxima edição.

Na categoria melhor revista, ganhou a Outra Coisa, seguinda pela Mosh. Resultados normais, uma vez que a revista do Lobão, está em todas as mídias, enquanto que a Mosh tem um forte garoto-propaganda que é o Regis Tadeu, com presença fixa no Superpop, programa de TV apresentado por Luciana Gimenez. O Laboratório Pop ficou com 4,0%, um expressivo resultado para uma publicação que tem pouco menos de um ano de vida e enfrenta todas as dificuldades inerentes a revistas independentes para se firmar no mercado.

A Rádio Ipanema FM, de Porto Alegre, conquistou o título na categoria rádio, ficando a frente da Brasil 2000 FM, de São Paulo. Não acompanho a emissora porto-alegrense, mas conheço um pouco de sua história e creio que houve justiça. O Alto Falante ficou com o prêmio máximo do quesito televisão. O programa é produzido pela Rede Minas. Passa aqui na Cultura de SP e só dá traço no Ibope. Não concordo com certos pontos de sua linha editorial, como de repente, do nada, fugir de seu formato de revista eletrônica e dar um especial de uma hora para o Supergrass. Qual seria o critério para escolher essa banda e não outra? Além do mais, seu apresentador, Terence Machado, faz a linha "rockeiro preconceituoso" que a mim não agrada.

O Prêmio Claro teve outras categorias, mas preferi ficar mais nessas ligadas a mídia. A relação completa está aqui.

 
www.e-referrer.com