quarta-feira, maio 28, 2003

Laura Mattos informa em sua coluna que alunos da USP vão colocar uma rádio livre no ar. A emissora irá operar dentro do campus e seu sinal pretende atingir a universidade e suas cercanias. Não foi divulgado o nome da emissora. Como rádio livre universitária, ela irá fazer companhia a Rádio Muda, mantida por alunos da Unicamp, e da Rádio Livre DCE, dos acadêmicos da UFScar.
Não é a primeira iniciativa de rádio livre vinda da USP. A mais recente e melhor sucedida experiência nesse sentido foi a Rádio Onze, mantida pelos alunos de direito do Largo São Francisco entre os anos de 1995 e 1997 (conheça um pouco mais de sua história lendo aqui).
Na década de 80, alunos da ECA mantiveram no ar a Rádio Totó Ternura, que tinha uma forte veia humoristica. Seus "apresentadores" eram cachorros famosos. Do seu elenco se destacariam figuras como Lessie, a sexóloga; Rex Humbard, o cão pastor; Rin-Tin-Tin, o cão policial e Snoopy, o correspondente nos EUA. O nome era uma brincadeira com um dos apelidos de Antônio Carlos Magalhães, na época ministro das Comunicações: Toninho Ternura.
Os alunos da USP, ao longo da história, têm tradição de colocar rádios livres bacanas no ar. Tomara que ela seja mantida nesse novo projeto.

A essa altura todos já devem estar informados que o jornal Folha de S. Paulo promovou mais um corte de pessoal em sua redação, segundo o site Comunique-se. Na lista está o nome do jornalista Lúcio Ribeiro, que estava lotado na editoria de esportes. Uma outra informação, vinda da lista de discussões Scream&Yell, dá conta de que Lúcio realmente não tem mais vínculo empregatício com a Folha, mas ele irá continuar colaborando com a Ilustrada e manterá o seu espaço no canal Pensata do site Folha OIn Line, como prestador de serviços. A coluna, ao menos, está prometida para entrar no ar nesta quinta-feira.
Ainda sobre os cortes, foi divulgado pelo Comunique-se que Marcelo Rubens Paiva também foi um dos profissionais que deixaram o jornal. Porém, essa informação foi desmentida pelo jornalista Claudio Tognolli após um contato telefônico com Paiva. O portal, um dos poucos dedicado a cobrir o dia-a-dia do jornalismo, deve uma atualiação das informações.

 
www.e-referrer.com