quinta-feira, setembro 11, 2003

Bem, já saiu a lista do Tim Festival. É uma escalação de respeito, com Beth Gibbons, Wilco, White Stripes, Public Emeny, Los Hermanos, Front 242, entre outros. Porém, o grande nome entre todos esse que vão tocar nesse festival é o do Fellini e nem me incomodo com possíveis acusações de parcial, exagerado, entre outras coisas. Só gostaria de lembrar que quando eles estavam na ativa, nunca receberam um convite que fosse para tocar num festival desse porte. Essa apresentação no Tim Festival não deixa de ser um reconhecimento (ainda que tardio) e repara uma grande injustiça, pois eles andaram um tanto marginalizados durante uma certa época. Afinal, o Fellini tem uma grande importância para a história do rock brasileiro por alguns motivos, senão vejamos:
-Foi uma das bandas que começou a trajetória do rock independente no Brasil, nos anos 80. Se hoje temos uma cena indepentente ativa, foi porque caras como Thomas e Cadão, entre outros, abriram espaço a cotoveladas.
-O Fellini foi pioneiro na mistura de ritimos. Em "Três Lugares Diferentes" (1987) eles provaram que era possível um diálogo do rock com a música latina e a música de raiz.
-A banda provou que era possível criar em meio a uma escassez de recursos. Pelo menos dois álbuns de sua discografia foram concebidos fora da estrutura de grandes estúdios. São eles, "Fellini Só Vive Duas Vezes (1986) e "Amanhã é Tarde" (2002). A simplicidade as vezes pode render muito mais frutos que o luxo.

Eu tenho um set-list pessoal, com músicas que eu gostaria que eles tocassem nesse show. Aí vai ele (sem ordem de preferência):
-Nada
-Teu Inglês
-Rock Europeu (essas três são obrigatórias)
-Chico Buarque Song
-Grandes Ilusões
-Amanhã é Tarde
-Longe
-Retrato
-As Peles
-É O Destino
-Aerporto
-Lóki (música de Arnaldo Batista que foi gravada para uma coletânea-tributo)
-Zum Zum Zum Zazoeria
-Ambos Mundos
-Tudo Sobre Você
-Funziona Senza Vapore
-Outro Endereço, Outra Vida

No próximo dia 18, em uma coletiva de imprensa, será divulgada a programação oficial dos shows.

 
www.e-referrer.com