sexta-feira, maio 10, 2002

Eu sei que está todo mundo falando do novo lançamento do Fellini, o álbum "Amanhã é Tarde", pela mmrecords, mas eu penso que não custa nada desencavar uma entrevista que Thomas Pappon me concedeu e na qual ele falou sobre o The Gilbertos, o seu outro projeto musical. Aqui pelo menos tem uma revelação interessante. A Luaka Bop, selo que pertence ao David Byrne, demonstrou interesse nuna certa época em lançar internacionalmente o The Gilbertos. Pena que não deu certo...
The Gilbertos musicalmente nada mais é que uma extensão do Fellini, só que sem a poesia de Cadão Volpato, mais o auxílio de Jair Marcos e Ricardo Salvagini. Isso não significa que as letras do Thomas não sejam boas, muito pelo contrário. Trata-se de um outro estilo. Esse é um dos assuntos citados na entrevista.
Eu fico contente de ter participado do processo (de maneira discreta) do lançamento no Brasil de "Eurosambas 1992-1998". Foi assim: quando eu entrevistei o Cadão Volpato para um programa na Rádio Onze ele me falou de passagem que o Thomas estava compondo algumas músicas sozinho, que pretendia lançar um dia esse trabalho comercialmente e tinha até dado um nome para esse projeto: The Gilbertos. Algum tempo depois, graças a um amigo, consegui o mail dele e passamos a estabelecer um contato regular. Eu combinei de mandar uns zines para ele e em troca recebi uma fita do The Gilbertos. Chapei ao ouvir a fita e comentei com o Thomas que era uma pena o fato desse trabalho permanecer inédito. Numa tentativa de ajuda, listei alguns selos independentes que eu conhecia e os mandei via mail, com os respectivos contatos. Inclui a mmrecords, a Slag, a Ordinary e a Low Tech Recs. O Thomas gostou do espírito do selo comandado pelo Lariü e escreveu para ele perguntando se poderia organizar no Rio o show-reunião do Fellini no final de 1998 (outras duas apresentações aconteceram em São Paulo e em Brasília). O show acabou saindo e um acordo para o lançamento do The Gilbertos não deve ter sido díficil. A repercussão foi boa e isso deve ter animado Thomas e Cadão a voltarem com o Fellini, gravando material inédito. A idéia inicial era lançar sobras de estúdio e registros ao vivo, mas essa idéia foi adiada "sine die". Isso não importa agora, pois agora temos mais uma vida para o Fellini.

Nenhum comentário:

 
www.e-referrer.com