quarta-feira, junho 12, 2002

França e Argentina fora da Copa? Pois é, quem diria. As duas maiores favoritas cairam. Por conta disso eu vou aqui reproduzir trecho de um artigo que eu escrevi para o recém-finado site Euqueromais sobre futebol e favoritismos.

Agora vem a Copa e cada um tem um palpite do que possa acontecer. A Argentina desponta como a grande favorita ao lado da França. Num segundo patamar, vem os outros. Porém, se esquece que tudo é momento. Os argentinos e franceses têm as melhores seleções, porém no momento em que eu escrevo essas linhas. A Copa começa daqui a quase seis meses e até lá tudo pode mudar. Seleções menos cotadas, como a Alemanha, por exemplo, podem fazer uma excelente preparação e chegar voando, como se diz no jargão futebolistico.

(...)

É bom que a seleção brasileira esteja desacreditada. Isso signifca menos pressão nessa fase de preparação para a Copa. O tempo vai ser curto, isso é certo, mas não há outro jeito. Porém, com os holofotes focados em outras seleções, o Brasil pode trabalhar em silêncio e talvez isso possa ser uma vantagem. É melhor entrar numa Copa chamando menos a atenção a ser o adversário a ser batido, como aconteceu em 1998. Essa responsabilidade é da França e fica aí a grande pergunta: como os "bleus" irão lidar com isso? Vale lembrar: é a primeira vez que eles entram numa Copa do Mundo defentendo o título.

O momento em que eu escrevi as linhas acima foi no dia 23 de novembro. A eliminatória sul-americana tinha terminado e os argentinos vinham sendo apontados comoos grandes favoritos ao lado da França. Creio que não seja necessário dizer mais nada, embora a Copa ainda não tenha chegado ao fim.

Nenhum comentário:

 
www.e-referrer.com