segunda-feira, agosto 26, 2002

Quando uma gravadora solta uma coletânea de um determinado artista ou banda a primeira reação é torcer o nariz. "Oh, não lá vem mais um caça-níqueis", devem pensar muitos. Na grande maioria das vezes, esse tipo de reação é plenamente justificável. A principal intenção é ganhar ainda mais dinheiro juntando antigos sucessos, como é o famoso caso do CD com os grandes sucessos da Legião Urbana. Com isso, o seu principal objetivo, que é a de traçar um painel histórico através das músicas, acaba se perdendo. Não é o caso de 21 singles, que traz em retrospectiva a carreira de The Jesus and Mary Chain. A banda formada pelos irmãos Reid já não está na ativa há muito tempo. Culpa das eternas brigas inter-sanguineas. O legado que eles deixaram, no entanto, não é de se jogar fora. Eles trouxeram para os anos 80 toda o noise que o Velvet Underground fez com perfeição nos 60.
Como em todo lançamento dessa natureza, há perfeições e esquecimentos, mas o produto final será bastante agradável aos ouvintes e fãs. O Luciano Vianna, do London Burning diz que os 4 primeiros álbuns do Jesus deveriam fazer parte de qualquer discoteca básica. Creio que não seja necessário tanto. As obras-primas são realmente os dois primeiros, estes sim indispensáveis. "Psicocandy", de 1985, é onde está concentrado o maior nível de distorção encontrável em qualquer álbum da década. Em 1988, com "Darklands" quando todos esperavam mais barulho, eles surpreenderam. A música estava mais acessível e limpa, porém não menos impactante. As melhores faixas, aquelas que já estão no panteão dos clássicos são: "April Skies" e "Happy When It Rains", recentemente coverizada para um comercial brasieiro de uma conhecida marca automotiva.
Um dado interessante e pessoal: quem me emprestou Darklands para que eu o copiasse numa fita cassete em casa foi o Álvaro Pereira Jr. Acho que ele nem deve se lembrar mais disso. Naquela época ele era um sujeito bacana, não essa imitação de Mr. Burns (personagem dos Simpsons) que acompanhamos hoje.

Nenhum comentário:

 
www.e-referrer.com