O bom site Planeta Rádio traz uma entrevista exclusiva e oportuna com Marcelo Braga, responsável por dois feitos de peso no rádio paulistano. Um é levar a Rádio Mix FM à liderança no ranking do segmento jovem. O outro é manter a emissora entre as três mais ouvidas no quadro geral, atrás apenas da Band FM e da Transcontinental. Havia mais de dez anos que uma emissora não-popular não ocupava um lugar de destaque no topo da tabela de audiência.
Lá pelas tantas, o assunto da entrevista, conduzida por Flavio Siqueira, foi audiência. Vou destacar o trecho a seguir:
FS: Ainda falando sobre audiência, muita gente questiona a metodologia usada pelo IBOPE . Geralmente o argumento é que " nunca fui , nao vi e nao conheço ninguém que já respondeu essa pesquisa ". O que pensa sobre isso ?
MB: A metodologia do IBOPE é , para o rádio, a mais confiável possível. O instituto é definitivamente sério e qualquer argumentação em contrário, me parece coisa de perdedor, numa tentativa de justificar o próprio insucesso.
FS: Mas se fala muito sobre a margem das distorções....
MB: Sim, elas existem, isto é claro como de resto toda e qualquer pesquisa por amostragem. No caso do rádio, para que ela fosse ainda mais precisa, o custo a tornaria inviável para um veículo como o nosso. Pesquisas paralelas têm provado o altíssimo nível de precisão da medida feita pelo IBOPE (retrospectiva). O máximo que pode acontecer é, por ser retrospectiva, a pesquisa demorar um, dois mêses para mostrar um resultado que já aparecia em pesquisas que adotam outra metodologia de colheita e totalização dos dados. Em suma: é sério, preciso e com distorções num nível dentro do normal.
FS: E quanto aos argumentos de quem não conhece ninguém que já foi perguntado ?
MB: Olha, a esses posso dizer que, não só conheço, como também já fui entrevistado pelo IBOPE.
Bem, até onde se sabe, os institutos não costumam entrevistar pessoas que trabalham em veículos de comunicação para qualquer tipo de pesquisa, seja de mercado ou de opinião. Talvez no Ibope isso não seja difrente. Pelo que foi possível comprender através do trecho destacado, Braga participou como entrevistado de uma aferição de audiência do meio rádio. Seria a mesma coisa que perguntar diretamente a Silvio Santos ou a Roberto Marinho sobre a emissora de tv de suas respetctivas preferências. A intenção de Marcelo Braga pode até ter sido das melhores, ou seja, tentar passar uma credibilidade sobre o levantamento, mas suas declarações acabaram deixando muito mais dúvidas no ar.
domingo, maio 04, 2003
Postado por Rodney Brocanelli às 2:37 AM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário