segunda-feira, julho 14, 2003

A partir do próximo dia 15 o acesso ao site Usina do Som passa a ser pago. Para quem não sabe, é um site de streaming media no qual o usuário pode montar "estações de rádio" de acordo com seu gosto musical. Até aí tudo bem, a cobrança de uma tarifa acabou sendo um caminho natural para muitos serviços e portais da internet que não conseguiram se sustentar com publicidade. Pode-se até concordar ou não, mas é uma realidade que está aí. Risível mesmo foi o argumento utlizado para justificar a medida. Segundo o site de notícias MM Online, "pesquisas apontam que 25% dos usuários da Usina do Som estão dispostos a pagar pelo pacote de serviços oferecidos pelo site". E cabe a pergunta: a opinião dos outros 75% não conta? Eu pelo menos não fui ouvido.
Tomara que pelo menos o site melhore. O mesmo MM Online diz que a Usina do Som tem um acervo com mais de 150 mil músicas. Porém, deixa a desejar um pouco no que diz respeito a qualidade. Cito um exemplo particular. Na minha estação, eu inclui músicas do Suede, que tem apenas dois álbuns que estão disponíveis aos usuários, o primeiro, que tem o mesmo nome da banda, de 1992, e o Head Music, lançado em 1999. Para a Usina do Som, outros lançamentos como Dog Man Star, de 1995, não exitem. Se a entrada de dinheiro dos futuros assinantes servir para que haja um salto de qualidade, então está valendo. Caso contrário, será um tiro n'agua.

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