sexta-feira, agosto 15, 2003

Extra! Extra! Descobertos os grandes vilões da atualidade no jornalismo musical. Eles mesmos, os blogs e os e-zines. Isso para um certo articulista de uma determinada revista de rock. Segundo nosso herói "blogs e e-zines são elementos que contribuem para a completa banalização do ofício de jornalista musical".
O assunto levantado é até interessante, afinal, que o jornalismo musical está em crise, isso não dá para negar. Porém, o texto acaba sendo vazio, falta argumentação. Até parece que seu autor o escreveu pouco depois de levantar da cama e meter o pé esquerdo num penico cheio de xixi. Para se ter uma idéia da indigência do texto, a certa altura até mesmo a exigência do diploma de jornalismo é citada: "nada a ver com a caretice de se exigir um diploma para o jornalista. É que na faculdade de comunicação se aprende (ao menos, é essa a idéia) a distinguir o que é útil e o que é supérfluo em termos de escrita". Ora, se na faculdade se aprende tudo isso, então essa exigência nem seria tão careta assim, certo cara-pálida?
Outro ponto desfavorável ao texto é a eterna mania de se atacar sem citar nomes. Quais seriam os blogs e e-zines danosos ao jornalismo musical? Nem mesmo aqueles que o autor da pensata considera bons são citados.
Quem presta um desserviço ao jornalismo musical é a própria revista (é a Rock Press) da qual o articulista faz parte, uma vez que ela não trabalha com borderô. Quem colabora para ela, o faz sem receber nadica de nada.
É claro que nessa explosão de blogs e e-zines na rede, existem aqueles que não são bons. Eu particularmente não conheço nenhum, mas eles devem existir. Porém, vai chegar uma hora em que o joio será separado do trigo. É isso que muita gente, incluindo o articulista em questão não consegue (ou não quer) enxergar. Aqueles que realmente fazem um bom trabalho irão permanecer. É a lei da seleção natural que já funcionou tantas outras vezes.
Não dá para aturar esse tipo de ataque, sem qualquer fundamento. Parece que ele nasce a partir de uma crise de ciúmes. Entendo que para alguns jornalistas deve ser duro perceber que hoje é bem mais fácil tornar público um texto, graças à Internet.
Para não dizer que existem pessoas que fazem restrições não-fundamentadas aos blogs e e-zines, destaco o que disse o jornalista Luiz Cesar Pimentel na entrevista concedida a mim e que foi publicada no Observatório da Imprensa: "Eu acho que os e-zines criaram a falsa ilusão de que qualquer um pode ser jornalista. Então, existe uma legião de jornalistas espalhados por aí que nunca escreveram uma matéria, que nunca apuraram, nunca concatenaram idéias de uma forma clara. São jornalistas de resenhas. Vão assistir a um filme, escrevem a impressão deles. Lêem um livro, escrevem a impressão deles. Compram um CD, a mesma coisa. Não acho ruim, leio alguns deles..."
Suas críticas surgem a partir da própria experiência. Não se trata de algo que veio do nada. É uma contribuição muito mais sólida para o debate sobre o papel que os blogs e os e-zines possam vir a desempenhar no jornalismo musical do futuro.

Nenhum comentário:

 
www.e-referrer.com