sábado, janeiro 15, 2005

Here I stand head in hand
Turn my face to the wall
If she’s gone I can’t go on
Feelin’ two-foot small

Everywhere people stare
Each and every day
I can see them laugh at me
And I hear them say

Hey you’ve got to hide your love away
Hey you’ve got to hide your love away

How could I even try
I can never win
Hearing them, seeing them
In the state I’m in

How could she say to me
Love will find a way
Gather round all you clowns
Let me hear you say

Hey you’ve got to hide your love away
Hey you’ve got to hide your love away



Confesso que sou um admirador tardio dos Beatles. Quando começei a ouvir música de verdade, isso entre 1983 e 1985, não gostava muito deles. Não gostava é muito forte de se dizer. Diria que a obra deles não me chamava a atenção. Naquela época eu estava mais interessado nas principais bandas daquela segunda metade dos 80, como Smiths e The Cure.

Começei a gostar de Beatles mesmo a partir de um especial exibido na Bandeirantes sobre a produção do "Sgt. Peppers". Acho que era o final de 1992. A tv por cabo ainda estava engatinhando e esse tipo de documentário ainda tinha espaço na tv aberta. Nunca me esqueço de uma das cenas. O produtor George Martin em frente a uma mesa de som explicando como foi gravada "A Day In The Life". A medida em que a voz de John saia das caixas, ele se emocionava. Bem, talvez por caus disso, "Sgt. Peppers" foi um dos primeiros CDs que comprei. Era a minha inserção (ainda que tardia) na Beatlemania...he he he


Todo esse papo furado introdutório só para falar da letra aí de cima, "You Got a Hide Your Love Away".
Ela não faz parte de "Sgt. Peppers", é bem anterior, do álbum "Help!". Talvez seja a influência mais nítida do trabalho de Bob Dylan nas letras dos Beatles. Mesmo bela, ela é cercada de polêmica. John Lennon teria ou não a composto pensando em Brian Epstien, então empresário da banda? Epstein era homossexual. Há quem diga que ele e Lennon tiveram um caso, mas é algo que não se tem provas.

Em se confirmando essa história de bastidores, deve-se dizer que Lennon fez uma canção universal, não se limitando apenas a um gueto. Não são apenas os homossexuais que tem de esconder seus amores. Heteros também. Qualquer pessoa, independente da sua orientação sexual, em determinado momento da vida, teve de engolir seus sentimentos, teve de amar sem poder dizer a todos que ama devido a uma determinada circusntância.

Nenhum comentário:

 
www.e-referrer.com