quarta-feira, novembro 21, 2007

4 Non Blondes - além de What's up


O colega de JB, Braulio Lorentz, fez o questionamento aí do lado (leia antes de prosseguir, por gentileza) em meio a uma resenha sobre os lançamentos recentes de Vanessa Carlton e Alicia Keys. Saiu na edição desta terça-feira. Logo de cara, lembrei de duas outras músicas do 4 Non Blondes: Spaceman e Superfly, cujos vídeos estão disponíveis abaixo.

Depois de desfazer a banda, no metade da década passada, Linda Perry ainda lançou dois CDs solo: In Flight (1996) e After Hours (1999). Depois dessa experiência, nossa heroína decidiu passar para o outro lado do balcão e virou produtora. Ela foi parceira de nomes como Christina Aguilera, Pink, James Blunt, Kelly Osbourne, Gwen Stefani, Avril Lavine, Vanessa Carlton e, agora, Alicia Keys (ufa!).

Não há sombra de dúvida: Perry é a atual bam-bam-bam do pedaço. Mal comparando, ela representaria hoje para o pop o que o Liminha (agora de volta aos Mutantes) representou para boa parte do rock brasileiro nos anos 80.

Voltando especificamente ao 4 Non Blondes, a música Spaceman chegou a 36º posição na parada da Billboard à época de seu lançamento. Não chega a ser um desempenho brilhante. No entanto, tanto ela como Superfly tocaram até encher a paciência nas rádios brasileiras, isso sem falar nas constantes exibições dos respectivos vídeos na MTV daqui, quando a emissora ainda honrava o M de sua sigla.

Se tivessemos tradição em singles (e uma consequente parada de singles) ou mesmo se existisse uma parada oficial e séria relacionada a execuções em rádio, certamente essas canções teriam um desempenho bem expressivo.






*

Publicado no Laboratório Pop

Nenhum comentário:

 
www.e-referrer.com