terça-feira, setembro 09, 2008

Ed Motta x Álvaro Pereira Jr.

Ed Motta perdeu uma ótima chance de ficar queito na edição mais recente do prograna Altas Horas. E não foi pela citação errônea da frase de Bernard Shaw (ele achou que fosse do Zappa). Quando o cantor falou sobre o seu desprezo pela crítica, levantou uma excelente bola para Álvaro Pereira Jr. cortar. Nem a hoje aposentada Fofão, da seleção brasileira de vôlei, faria melhor. Esse embate reforça uma idéia defendida aqui e em outros espaços: o artista pode até não gostar da crítica musical (ou do jornalismo musical), mas não vive sem ela. Falar mal é uma forma de chamar a atenção, posar de vítima e garantir reações de carinho ou (mais) admiração por parte de seu público.

*

Em seu livro "Condenado a Falar", o jornalista Jorge Kajuru diz que Serginho Groismann, como entrevistador, parece ter um minuto de silêncio no cérebro. Até achei que foi uma injustiça, mas vendo o vídeo da participação de APJ tendo a concordar. Reparem na formulação dessa pergunta:

SG - Você já teve alguma consequência chata, assim...

APJ - Não, acho que não, tipo alguém tentar me bater, essas coisas?

SG - Bater, não digo, né (...)

A intenção da era fazer com que o convidado falasse a respeito da repercussão junto aos artistas e/ou bandas de seus conceitos emitidos em coluna na Folha de S. Paulo. Ótima oportunidade também para se falar sobre possíveis pressões e represálias que muitos veiculos sofrem por conta das opiniões de seus críticos. Serginho, porém, colocou tudo a perder.

*

Não vejo muita diferença na bajulação atual em torno do Cansei de Ser Sexy e da bajulação feita que Álvaro e seus parceiros fizeram ao Nirvana e ao grunge de Seatlle há quase 17 anos. Bajulação é bajulação.

*

2 comentários:

estrategista disse...

Esse tal Jornalista tinha que ser critico de culinaria porque não entende nada de música. O ED MOOTA foi avido em expressar sua indignação por um tal que se diz crítico musical e na verdade não conhece nada a respeito do assunto.
E triste como uma plateia de jovens e enganada por uma saída tipica de brasileiro. Por isso que a situação cultural desse país é assim. Como canta um dos maiores artistas desse país "É PROIBIDO PENSAR"

Jonathas Nascimento disse...

Eu concordo! Bajulação é bajulação. Hoje em dia está dificil você ser vc mesmo. Quando expressa algo que acredita é simplesmente rotulado de algo: careta,covarde,reacionário,e por aí vai. O Ed.Motta foi infeliz neste espsódio, aliás ele deixou de ser um músico brilhante para se tornar um "enochato".

 
www.e-referrer.com