sábado, julho 13, 2002

Lembram do caso relatado aqui da colunista que "pega emprestado" notas de um blog para fazer a sua coluna num dos sites jornalisticos de prestígio do país? Ela alegou na ocasião que tais informações chegavam a ela mandadas pelos seus leitores e se comprometeu a orienta-los para não fazer mais isso. Pois bem, passou uma semana, passou a outra e somente agora, três semanas depois, ela faz um registro sobre o caso, porém falando de uma outra notícia que estava no mesmo blog sobre a Rádio Nacional, do Rio de Janeiro. Veja aqui. Antes tarde do que nunca, mas ainda tem uma pendência no ar. Não houve nenhuma menção a nota sobre a Rádio Muda que eu mandei para eles (Para entender o caso, leiam meu post de 24/06).
Sobre essa história de pláginos na net, quero aqui reproduzir trechos de um artigo publicado no Comunique-se, intitulado Plágio de conteúdo jornalístico na Web, que veio bem a calhar. Mario Lima Cavalcanti, seu autor, o inicia com uma citação:

"PLÁGIO É QUANDO ALGUÉM COPIA SEM CITAR. QUANDO ALGUÉM TENTA SE APROPRIAR DO QUE NÃO É DELE. A DEFINIÇÃO PARECE CLARA MAS, NA PRÁTICA, NEM TUDO É ASSIM TÃO FÁCIL"
António Granado, editor do site Ciberjornalismo.com


Depois Cavalcanti prossegue:

O plágio de conteúdos jornalísticos na internet não é um problema nacional. Na coluna Media News, do site Poynter.org, o jornalista Jim Romenesko alerta para um artigo do jornal Austin American-Statesman copiado por uma escritora que sequer citou a fonte.
Há quem pense que os que copiam textos na internet não sabem o que estão fazendo. Mas até "gente grande" faz coisa errada. Segundo comunicado de 30 de junho de 2002 do editor do jornal norte-americano The Salk Late Tribune, seu colunista de TV, Marty Renzhofer, perdeu o cargo por copiar parágrafos de textos de outro site.


E aqui vai o trecho mais representativo, ao meu ver:

Quem trabalha no meio online sabe que ter textos copiados é o que mais ocorre em sites de conteúdo. Vicente Tardin, editor do Webinsider, acredita que as pessoas confundem informação de uso livre com cópia: "Existe uma certa confusão entre informação livre e cópia de conteúdo. Quem copia textos de sites de conteúdo está na verdade vendendo um pastel cujo recheio não é dele. Se alguém gostou de uma matéria publicada no seu site, por que não a comenta e aponta links?" diz o jornalista, que já teve alguns de seus textos publicados sem autorização em vários sites.


A íntegra do artigo está no site Comunique-se. No final, Mario Lima Cavalcanti faz uma remissão a um texto sobre o mesmo assunto da jornalista Tina Andrade, e já indicado por mim aqui (Veja meu post de 02/07). É um alento saber que enquanto existem pessoas que usam o copy e o paste depudoradamente, outras se preocupam em deixar as coisas em pratos limpos.

Nenhum comentário:

 
www.e-referrer.com