sexta-feira, fevereiro 21, 2003

Não é segredo para ninguém que sou um apaixonado pelo rádio e ponto final. Tudo começou quando a minha mãe comprou um rádio-relógio e colocava para despertar na Rádio Bandeirantes AM. Por muitos anos, ela me arrumava para que eu fosse a escola ouvindo o "Pulo do Gato", jornalistico que está até hoje no ar (cuja marca sonora era um miado). Quando eu voltava para casa, sempre encontrava minha avó fazendo o almoço e ouvindo o programa do Hélio Ribeiro (da mesma emissora). Com essa série de estímulos, é claro que o rádio iria fazer parte de minha vida também. Até tentei passar para o outro lado do balcão, como se diz por aí, na Rádio Onze, mas essa é uma outra história.
Fiz essa introdução porquê depois de muitos anos, pude realizar um sonho de infância: estive nos estúdios da Rádio Bandeirantes para acompanhar o Na Geral, programa que fez muito sucesso na Brasil 2000 FM nos últimos anos. Como ninguém deve ser tão assim viciado em rádio como eu, explico a estrutura do programa. É um debate esportivo, com a participação de ouvintes. A diferença é que seus participantes assumem a paixão clubistica. O apresentador Lélio Teixeira é santista, o Zé Paulo da Glória é corinthiano. Faltam na mesa um palmeirense e um são-paulino para equilibrar um pouco as coisas, mas o programa é sucesso mesmo assim. Há ainda espaço para o humor, com as imitações de Beto Hora, que cria vários personagens e faz uma das melhores imitações de Cid Moreira que eu já ouvi. Os ouvintes podem participar pelo telefone. Alguns são sorteados para assistir o programa nos estúdios, após se inscreverem pela internet. Eu fui um deles e estive lá ontem.
Primeiro que eu fiquei meio no cagaço de chegar atrasado. A produção marcou de estar lá as 18h15. O trânsito de São Paulo é um lixo. Andar de ônibus pelo bairro de Pinheiros requer muita, mas muita paciência. Cheguei lá em cima da hora e os outros ouvintes selecionados estavam esperando na recepção para minha sorte. Nossa entrada foi autorizada em poucos instantes e fizemos um pequeno tour lá pelo edifício Radiantes, mas não sem antes encontrar com o Otávio Mesquita no estacionamento e falando ao celular.
No saguão, ficam os estúidos da Band News e da Band Sports, canais que são distribuidos pelas operadoras de tv a cabo. Dá para acompanhar toda a movimentação porque eles separaram tudo apenas com vidros. Depois, subimos um lance de escadas e atravessamos um andar onde fica a área adminstrativa. Mais outro lance de escadas e fomos parar nos estúdios do jornalismo da tv. É muito grande lá. Até tentei ver o Cabrini em ação (era o horário do Brasil Urgente), mas não deu. Após enfrentarmos mais alguns degraus, chegamos ao complexo de rádio. O AM e o FM ficam no mesmo local. Ficamos aguardando autorizarem nossa entrada no estúdio, o que não demorou muito.
O programa já estava no ar quando entramos e cada um de nós se acomodou numas cadeiras. Essa edição do Na Geral teve uma duração menor, pois a Bandeirantes iria trasmitir a partida do Santos, válida pela Libertadores que iria começar as 19h30. Ficou algo um tanto corrido, mas em pouco tempo, foi percetível que a alma do programa é mesmo o Beto Hora, cuidando da parte de humor. O Lélio funciona como um timoneiro, ele conduz a estrutura toda, atende os ouvintes pelo telefone e lê os mails, enquanto o Zé Paulo, além de defender o Corinthians, é responsável pelos testemunhais.
O programa fluiu bem tranquilo. Houve até espaço para um gracejo. Fora do ar, o Zé Paulo combinou conosco que aplaudissemos a repórter responsável pelo boletim de trânsito assim que ela entrasse no estúdio. No meio do intervalo, foi devidamente homeageada com as palmas. Pouco depois das 19h15, o Na Geral terminou. Após as despedidas, os integrantes foram apertar a mão de cada um dos que estavam no estúdio assistindo a apresentação. Ganhamos até uma lembrancinha, um chaveirinho com a logomarca da emissora. Nos pediram desculpas pela brevidade do programa e convidaram para que voltassemos lá novamente. Na saída, voltamos pelos mesmos lugares onde haviamos passado antes e ainda deu para ver lá nos estúdios da Band Sports o Sylvio Luiz apresentando seu talk show, ao lado da jornalista Barbara Gancia. Mesmo estando no ar, ele acenou para nós. E cada um seguiu seu rumo depois de um final de tarde muito agradável.

Nenhum comentário:

 
www.e-referrer.com