segunda-feira, fevereiro 24, 2003

O Fantástico de ontem exibiu uma reportagem sobre os dias que Kurt Cobain passou no Brasil. O vocalista e principal compositor do Nirvana esteve por aqui com seus companheiros em 1993 para fazer dois shows no extinto Hollywood Rock. Foram as apresentações mais lesadas de toda a breve carreira da banda e nem é necessário muita explicação sobre isso. O programa tentou reconstitiur a trajetória de Kurt por aqui, o que ele teria feito quando não estava tocando. A pauta estava na mão de uma pessoa que conhece bem o assunto, Álvaro Pereira Jr, e prometia. O resultado, porém, foi abaixo do esperado. Não se falou nada na reportagem que já não fosse de conhecimento público. O João Gordo, um dos personagens ouvidos, cansou de falar em entrevistas que foi ele quem levou Kurt para dançar no Der Temple, etc. O lance da Courtney com os travestis na Amaral Gurgel também foi devidamente contado e recontado por ele em outras oportunidades. Enfim, nada de novo. Outra pessoa convidada a dar seu depoimento estava com uma visivel má vontade de colaborar: Alê Briganti, ex-integrante do Pin Ups e namorada do Gordo naquela época que també participou de toda aquela folia.
Álvaro deixou uma história interessantíssima de lado. Hospedado no Hotel Intercontinental do Rio, Kurt Cobain surpreendeu e levou para seu quarto cerca de 20 jovens apenas bater papo. Entre eles, estavam Rodrigo Lariú, Dodô e Lívia Lázaro, que apresentavam o programa College Radio, na Fluminense FM. Rolou até uma entrevista (o que muitos jornalistas consagrados não conseguiram) na qual Kurt fez algumas interessantes revelações (leia um resumo aqui). Por que Álvaro não procurou esse trio? Não daria um molho mais interessante a reportagem?
Nem mesmo houve avanço na questão das gravações que aconteceram no Rio. Faltou uma pergunta fundamental ao técnico de som que participou de tudo aquilo: ele não teria pensado em copiar alguma das fitas? O rapaz não teve a visão histórica do que a estada do Nirvana naquele estúdio representava. Não é todo dia que uma banda de nível internacional vem para cá. Era como se os Beatles estivessem no Brasil em 1967, por exemplo.
Enfim, o Álvaro Pereira Jr. poderia ter feito melhor. E sabemos que ele pode.

Nenhum comentário:

 
www.e-referrer.com