sábado, abril 03, 2004

Pois é, o pessoal ainda não se ligou que no dia primeiro de abril a imprensa européia adora publicar notícias fantasiosas. Já é tradição. Aqui no Brasil tem gente que é pego de calças curtas, daí o fato de reverberarem a fantasiosa demissão de Luiz Felipe Scolari do cargo de treinador da seleção portuguesa de futebol.
Não lembro de casos de jornalões brasileiros publicarem notícias fantasiosas tanto em suas primeiras páginas como em outros lugares. Interessante essa diferença. A séria Eurorpa costuma tirar um sarro que é característico da cultura do nosso Brasil.
O fato de alguns veículos terem caído nessa brincadeira de primeiro de abril dá a dimensão exata do quanto eles dependem do material que vem das agências internacionais de notícias. Conheço uma redação de exterior que não funciona se tirarem dela a Agência Reuters. O problema é que eles não se vacinam contra possíveis trotes como esses.
Só para fechar, rememoro aqui um caso ocorrido em 1996. Na véspera do dia 1/o uma das agências de notícias distribuiu uma nota dizendo que a ex-primeira ministra britânica Margareth Thatcher (conservadora) iria apoiar o candidato trabalhista. Um importante jornal daqui, cujos integrantes não viviam sem aquilo que já vem pronto e mastigado, a publicou. No dia seguinte, tiveram de dar um desmentido e uma explicação.

Nenhum comentário:

 
www.e-referrer.com